Taxonomia e Sistemática
Devido a ampla volubilidade de seres vivos, os cientistas organizaram um modo para facilitar o estudo e também definir uma árvore filogenética, ou seja , um diagrama com o provável segmento de procedência dos variados desses seres.Está árvore é o perfil de uma hipótese de filogênese (que do latim significa filo = raça, gênese =origem) ou filogenia,que é a historia evolutiva hipotética de cada grupo.
Através dela,é factível descobrir o grau de parentesco evolutivo entre os diversos grupos de seres vivos.Para que isso ocorra,os cientistas averiguam as semelhanças no desenvolvimento embrionário,na estrutura celular e bioquímica anatomia e fisiologia desses seres vivos atuais ou extintos.
A área que identifica,nomeia e classifica os seres vivos na Biologia é denominada Taxonomia (taxis=arranjo, nomo=lei) e a que,ainda por cima, estuda as relações evolutivas entre eles é a Sistemática. A classificação usada atualmente é baseado no sistema de classificação de Carl von Linné ( Lineu) descrito em 1735.
A categoria taxonômica básica é a espécie, formada por um grupo de populações capazes de gerar filhos férteis mas que não são capazes de cruzar com outros grupos.Por exemplo,todos os seres humanos pertencem a mesma espécie.Essa é uma das formas de definir a espécie:é o chamado conceito biológico de espécie.
Algumas espécies espécies podem cruzar entre si,mas o seu descendente será infértil.Por exemplo o cruzamento do jumento,asno ou jegue (Equus asinus) com a égua (Equus caballus),que origina a mula (se fêmea), ou o burro (macho).
As espécies são reunidas,conforme o grau de parentesco evolutivo, em segundo grupo taxonômico,o gênero.Gêneros aparentados evolutivamente formam famílias e estas,ordens,que são reunidas em classes.As classes por sua vez constituem filo ou divisões e estes, os reinos, e por ultimo o domínio.
Regras Internacionais de Nomenclatura.
* O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados;
*Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie. Ex: Canis familiaris(cão); Musca domestica (Mosca);
*O nome relativo ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o da espécie com inicial minúscula. Ex: Homo sapiens (Homem);
OBS: Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex: Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) — nome dado por Carlos Chagas ao micróbrio causador da doença de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz;
*Quando se trata de subespécies, o nome indicativo deve ser escrito sempre com inicial minúscula (mesmo quando se refere a pessoas), depois do nome da espécie. Exs: Rhea americana alba (ema branca); Rhea americana grisea (ema cinza);
*Nos caso de subgênero, o nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parenteses e depois do nome do gênero. Ex: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi(um tipo de mosquito).
Classificação e Evolução.
Aqui veremos uma forma simplificada de alguns fatores que promoveram e promovem a evolução das espécies.
- Mutação - é uma mudança brusca que ocorre ao acaso no material genético e que pode ser transmitida aos descendentes.As mutações são induzidas pelos agentes mutagênicos, que podem ser de origem química ou física.As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, do fígado, do coração etc.)ou células germinativas (gametas). Quando a mutação ocorre em alguma célula somática dizemos que houve mutação somática. Esse tipo de mutação não é importante evolutivamente, pois ela não será transmitida aos descendentes. Caso a mutação ocorra em alguma célula germinativa (espermatozoide ou óvulo) dizemos que se deu mutação germinativa. Nesse tipo de mutação, a alteração no DNA será transmitida aos descendentes.
- Seleção Natural- A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.A expressão mais adaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente.Ex.:o caso dos insetos bicho-folha e bicho-pau, que se assemelham a folhas e gravetos respectivamente. Esses casos são chamados de camuflagem.
- Isolamento geográfico - Vamos supor que alguns coelhos de uma população migrem para outra região e fiquem isolados da população original pela distancia ou por um obstaculo geo gráfico que impeça o cruzamento entre essas populações esse fenômeno é denominado isolamento geográfico.
- Isolamento Reprodutivo - persistindo o isolamento geográfico por um certo tempo,pode-se chegar a um ponto em que as diferenças genéticas impedirão o cruzamento entre os indivíduos das duas populações,mesmo que esse isolamento seja superado,logo dizemos que ocorreu um isolamento reprodutivo, e cada população passa ser considerada uma espécie diferente.
- Cladogênese (clados=ramo,divisão, gênese = origem)o conjunto de processos que promovem a especiação,ou seja,a separação de uma população em duas e subsequente formação de novas espécies.
- A anagênese (ana=para cima) corresponde ao acúmulo de mudanças que uma população sofre ao longo do tempo,originando uma espécie com características diferentes.
Sistemática Filogenética.
Sistema de Classificação de maior aceitação hoje é a sistemática filogenética ou cladística, foi criada por Willi Hennig (1913-1976).
Através dessa metodologia,os cientistas investigam melhor as relações evolutivas entre diferentes grupos de seres vivos,da maneira mais precisa.Ela é baseada na ideia que os organismos são formados por um mosaico de características uma mais antigas e outras mais recentes. Willi propôs que deveria entender primeiramente as características homologas são aquelas evolutivamente associadas e estavam presentes a há em uma especie ancestral.Um grupo de organismos em que todos são descentes de um único ancestral é chamado de clado.Os clados menores são formados são descendestes de um ancestral exclusivo, os mais evoluídos,são nomeados de carácter derivado , os ancestrais de caráter primitivo.As relações filogenéticas entre os grupos podem ser apresentadas com diagrama na forma de árvores,as árvores filogenéticas, ou de cladogramas.
Domínios
Carl Woese propôs em 1990 o agrupamento dos diferentes reinos da taxonomia tradicional em três grandes clades que designou por domínios. Nessa classificação, a categoria domínio é o segundo nível hierárquico de classificação científica dos seres vivos, depois da categoria suprema que enquadra todos os seres vivos, o super-domínio Biota.
Naquele sistema de classificação, freqüentemente designado pelo Sistema dos Três Domínios, são considerados os seguintes agrupamentos:
--> Domínio Eubacteria, que inclui as bactérias;
--> Domínio Archaea, anteriormente chamado Archaebacteria, que inclui os procariontes que não recaem na classificação anterior;
--> Domínio Eukaria, que inclui todos os eucariontes, os seres vivos com um núcleo celular organizado.
- O Reino Monera --> compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos). Os procariontes são classificados em dois grupos, baseados na análise do RNA e em outras características: Archaea (arqueobactérias) e Bactéria, ou Eubactéria. Estes primeiras, com um número pequeno de representantes, geralmente vivem em ambientes extremos, como gêigeres, águas extremamente salinas, tratos digestórios e pântanos.
O Reino Protista -->Os protozoários são seres unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca (cariomembrana, são eucariontes). São complexos, com sistema reprodutor, digestivo, de locomoção, produção de energia, etc), por isso, por muitos anos, foram considerados “animais unicelulares”. Eles ainda podem viver em colônias, sozinhos ou parasitando. Podem ser encontrados em água doce, salgada, em terras úmidas ou ainda dentro de outros seres. Seu modo de vida é livre, mas alguns protozoários são parasitas, e podem causar doenças ao homem
O Reino Plantae ou Metphyta (Plantas) --> São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.Alguns autores colocam algas verdes, que possuem um ancestral comum exclusivo com as plantas.As algas vermelhas e pardas ficaram em novos reinos.
Reino Fungi --> compreende os organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominados hifas. São conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau.
Reino Animalia ou Metazoa -->Todos os animais são eucariontes, pluricelulares e heterotróficos. Diferentemente das plantas, grande parte desses organismos tem capacidade de locomoção, permitindo de forma eficiente sua distribuição nos mais diversos ambientes. Outra informação relevante é que apenas neste reino são encontrados tecidos nervosos e musculares.
Muitos representantes possuem simetria bilateral, tal como seres humanos, peixes e planárias; permitindo um melhor equilíbrio corporal. Outros possuem simetria radial, presente de forma predominante em animais aquáticos que vivem fixos ao substrato; permitindo o contato com o ambiente nas mais variadas direções e, consequentemente, a captura de alimentos de uma forma mais eficaz.